RMS Lusitania

 RMS Lusitania

( RMS Lusitania )

O RMS Lusitania foi um navio britânico operado pela Cunard line e fabricado pela Jhonn Brown e Conpany, o navio foi um dos maiores e mais rápidos de seu tempo conquistando até mesmo a flâmula Azul ( premio dado a navios que realizam travessias oceânicas mais rápidas). Lusitânia foi o maior, e mais rápido navio de sua época, até a chegada de seu navio irmão Mauretania.

Construção

( lusitania em construção )

O Lusitania foi construído nos estaleiros de Jhonn Brown e Conpany em Clydebank na Escócia isso lhe rendeu o apelido de "O Navio Escocês,, sua construção aconteceu oficialmente em 16 de junho de 1904 com o seu Batimento de Quilha ( solene cerimônia no qual é fabricado e colocado no dique o primeiro pedaço do navio a Quilha).


A construção de Lusitania em outro país, foi muito contrastante já que seu irmão Mauretania foi construído no Reino Unido três messes depois. O Lusitania foi lançado ao mar em 7 de junho de 1906, com sua construção durando apenas 2 anos. O lançamento do lusitania  foi adiado para 7 de junho devido a greves e a morte de Lord Ivenclyde por tanto, a Princesa Luísa foi convidada mas não pode ir ao lançamento. 

Então a viúva de Lord Ivenclyde compareceu a cerimônia de lançamento de Lusitania. Cerca de 600 pessoas participaram do evento, e Lusitania foi lançado ao mar com suas hélices já acopladas ( medida que foi mudada em lançamentos anteriores ).

( lusitania no dia do lançamento )

Testes marítimos

O Lusitania teve seus testes realizados ainda em 1907 com o representantes da Cunard e almirantado a bordo, ainda havia a bordo representantes da Jhonn Brown e Conpany.

Com suas incríveis e potentes turbinas, Lusitania alcançou a incrível velocidade de 47 km/h ( 25.6 nós ) algo surpreendente para a época (nem mesmo o Titanic tinha está velocidade).

 Com as turbinas girando tão rápido, vibrações na popa foram sentidas. Isso impedia que qualquer pessoa viajasse nesta parte do navio mas, imediatamente uma reforma corrigiu este problema, é finalmente o Lusitania foi entregue para a Cunard em 26 de agosto.

Carreira

Lusitania teve uma carreira bem sucedida sendo feitas várias filmagens e fotos do navio,além de posters pinturas.

A morte de Lusitania

No dia 1 de maio de 1915 Lusitania saiu de Nova York com 1.257 passageiros e 702 tripulantes totalizando 2.959 pessoas todos foram a bordo com destino Liverpool.

No dia 6 de maio, o comandante recebeu avisos de que nas águas do Reino Unido havia submarinos alemães, devido a primeira guerra mundial. E na Alemanha, vários cartazes foram espalhados alertando sobre o perigo de viajar em navios britânicos.

No dia 7 de maio ( um dia após o Lusitania ser alertado sobre submarinos alemães) as 14:10 horas, O RMS Lusitania foi atingido por um torpedo do seu lado estibordo ( lado esquerdo ) a explosão do torpedo, ocasionou outra explosão que abriu um enorme rombo no casco do Lusitania além do que o torpedo causou. 

( lusitania fundando ilustração )

O navio tinha botes para todos porém o navio estava afundando muito rápido dando tempo apenas de salvar 761 pessoas.

As 14:14 as luzes da primeira classe começam a piscar devido a um incêndio no gerador, as 14:22 o primeiro bote sai com 45 pessoas. neste tempo, os passageiros da terceira classe já estavam encurralados pela água que já estava alcançando a popa. As 14:23 os passageiros que estavam presos foram liberados, mas a maioria já havia morrido afogados ou por hipotermia. O desespero e agonia tomava conta do Lusitania pois além do navio afundar rápido, todos queriam entrar em um bote.

As 14:24 as luzes da segunda classe começam a piscar e a água cobre a proa do Lusitania. E enquanto isso, o navio navegava desesperadamente sem rumo pelo oceanos e cada vez mais o Lusitania sucumbia a água. Mesmo com as máquinas ligadas, e a popa havia inclinado para estibordo ( lado esquerdo do navio).

A pressa para sair logo do Lusitania, acabou fazendo pessoas a mais entrar nos botes e isso fez alguns deles virasse jogando mulheres em crianças nas águas geladas do Atlântico. As 14:27 a água avança sobre o conves de botes e começa a engolir o Lusitania, pelo menos havia 1.6 mil pessoas a bordo ainda.

( homens resgatando sobreviventes do Lusitania )

E as 14:28 o Luistania é engolido pelo mar matando 1.198 pessoas e deixando apenas 761 pessoas vivas, sendo um dos piores naufrágios do mundo. O naufrágio do navio causou muitos protestos nos EUA devido ao fato de americanos a bordo, para tentar explicar o acontecimento a Alemanha afirmou que o Lusitania levava armamentos e munições poderia representar um grande perigo. Mesmo assim os EUA declarou guerra contra a ALEMANHA.

(lusitania fundando ilustração)

Após expedições realizadas ao destroços do Lusitania, foi confirmada a existência de armamentos e munições representando perigo a mergulhadores.

(lusitania no fundo do mar pintura de Ken marschal)

(hélice do Lusitania em liverpool)

O naufrágio do RMS Lusitania foi um dos piores naufrágios do mundo.

Características gerais

RMS Lusitania
RMS Lusitania coming into port, possibly in New York, 1907-13-crop.jpg
Carreira Reino Unido
OperadorCunard Line
FabricanteJohn Brown & Company
HomônimoLusitânia
Batimento de quilha9 de junho de 1904
Lançamento7 de junho de 1906
Batismo7 de junho de 1906
por Mary Burns, Baronesa Inverclyde
Viagem inaugural7 de setembro de 1907
Porto de registroLiverpoolInglaterra
EstadoNaufragado
DestinoTorpedeado no oceano Atlântico
em 7 de maio de 1915
Características gerais
Tipo de navioTransatlântico
Deslocamento44 767 t
Tonelagem31 550 t
Maquinário25 caldeiras
4 turbinas a vapor
Comprimento239,9 m
Boca26,5 m
Calado10,2 m
Altura18,3 m
Propulsão4 hélices triplas (1907)
4 hélices quádruplas (1909)
-76 000 cv (55 900 kW)
Velocidade25 nós (46 km/h)
Tripulação850
Passageiros2 198

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

50 Let Pobedy o maior quebra gelo do mundo!!!!