SS Andrea Doria
SS Andrea doria
O SS Andrea Doria foi um transatlântico italiano lançado ao mar em 1951, batizado em homenagem ao almirante genovês Andrea Doria. O navio foi bastante útil e famoso, mesmo ficando ativo até 25 de julho de 1956, quando navegava ao largo de nantucket quando colidiu com o navio quebra gelo SS Stockholm e afundou.
Construção
O navio começou a ser projetado em meados de 1960, e sua construção começou oficialmente em 9 de fevereiro de 1950, sendo lançado ao mar em 16 de junho de 1951.
O navio foi construído pelo estaleiro "gio. Ansaldo e c." Em Gênova italia, para a "Italia di Navegazione"
Embora sendo menor que o SS United States e o RMS Quenn Elizabeth, o arquiteto do Andrea Doria "Minolleti,, o projetou exclusivamente para ser luxuoso
Início de carreira
O SS Andrea Doria fez a sua viagem inaugural em 14 de janeiro de 1953 despertando admiração nos olhares de quem viajava no navio. Sendo uma joia para a "Italia di Navegazione".
Navegabilidade e segurança
O Andrea Doria foi considerado um dos navios mais seguros já construídos, o navio foi equipado com onze compartimentos estanques assim, o navio poderia se encher de água que continuaria estável.
O navio também tinha botes salva-vidas suficiente para todos a bordo, o Andrea Doria tinha ainda radares, o navio literalmente era um avanço tecnológico para a época. Mesmo assim, o Andrea Doria tinha problemas de navegabilidade.
Conforme os testes realizados com maquetes quando o navio ainda estava em desenvolvimento. O Andrea Doria teria um problema de estabilidade quando atingido por uma onda este sério problema era agravado quando seus tanques estivessem quase vazios. E assim aconteceu, uma vez perto do fim da viagem o Andrea Doria foi antingido por uma onda fora do largo de Nantucket o navio adernou 28 graus, isso foi sentido pelos passageiros a bordo.
Este grave problema foi alvo de investigações após o naufrágio do navio, já que isso impedia que botes pequenos fosse abaixados a bombordo, as portas dos compartimentos estanques erguidas apenas até o topo da plataforma fez com que a água caísse para dentro de compartimentos adjacentes com uma adernagem superior a 20 graus.
Segundo o projeto o limite de máximo para que os botes fossem abaixados, era de 15 graus. Por causa disso apenas de metade dos botes poderia ser abaixados.
O naufrágio de SS Andrea Doria
Na noite de 25 para 26 de julho de 1956, O SS Andrea Doria estava navegando ao largo de Nantucket quando o navio quebra-gelo suéco MS Stockholm entraram em rota de colisão.
Stockholm atingiu O Andrea Doria do lado estibordo, a proa do quebra-gelo reforçada exclusivamente para quebrar grossas e duras camadas de gelo, destruiu 4 camarotes, perfurou vários dos compartimentos estanques que se encheram de água do mar, e dobrou a Quilha do Andrea Doria.
No total o MS Stockholm abriu um rombo de 12 metros no navio, que fez com que rapidamente a água entrasse dentro do navio.
Além disso a proa de Stockholm ficou presa no Andrea Doria, que só se desprendeu após o Andrea Doria começar a adernar.
Todos os passageiros a bordo foram resgatados por navios nas proximidades, inclusive o transatlântico ile de France, a até o próprio Stockholm que mesmo com a proa destruída conseguiu seguir viagem até Nova York.
O Andrea Doria naufragou totalmente na manhã de 25 de julho de 1956, seus últimos minutos foi transmitido ao vivo para todo mundo. Passado alguns minutos... Andrea Doria naufragou.
Características gerais
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