SS Andrea Doria

 SS Andrea doria

( SS Andrea Doria )

O SS Andrea Doria foi um transatlântico italiano lançado ao mar em 1951, batizado em homenagem ao almirante genovês Andrea Doria. O navio foi bastante útil e famoso, mesmo ficando ativo até 25 de julho de 1956, quando navegava ao largo de nantucket quando colidiu com o navio quebra gelo SS Stockholm e afundou.

Construção 
O navio começou a ser projetado em meados de 1960, e sua construção começou oficialmente em 9 de fevereiro de 1950, sendo lançado ao mar em 16 de junho de 1951.
(SS Andrea Doria ainda no estaleiro pouco antes de ser lançado)

O navio foi construído pelo estaleiro "gio. Ansaldo e c." Em Gênova italia, para a "Italia di Navegazione"
Embora sendo menor que o SS United States e o RMS Quenn Elizabeth, o arquiteto do Andrea Doria "Minolleti,, o projetou exclusivamente para ser luxuoso
( Interior do Andrea Doria )

Início de carreira
O SS Andrea Doria fez a sua viagem inaugural em 14 de janeiro de 1953 despertando admiração nos olhares de quem viajava no navio. Sendo uma joia para a "Italia di Navegazione".

Navegabilidade e segurança
O Andrea Doria foi considerado um dos navios mais seguros já construídos, o navio foi equipado com onze compartimentos estanques assim, o navio poderia se encher de água que continuaria estável.
O navio também tinha botes salva-vidas suficiente para todos a bordo, o Andrea Doria tinha ainda radares, o navio literalmente era um avanço tecnológico para a época. Mesmo assim, o Andrea Doria tinha problemas de navegabilidade.

Conforme os testes realizados com maquetes quando o navio ainda estava em desenvolvimento. O Andrea Doria teria um problema de estabilidade quando atingido por uma onda este sério problema era agravado quando seus tanques estivessem quase vazios. E assim aconteceu, uma vez perto do fim da viagem o Andrea Doria foi antingido por uma onda fora do largo de Nantucket o navio adernou 28 graus, isso foi sentido pelos passageiros a bordo.
Este grave problema foi alvo de investigações após o naufrágio do navio, já que isso impedia que botes pequenos fosse abaixados a bombordo, as portas dos compartimentos estanques erguidas apenas até o topo da plataforma fez com que a água caísse para dentro de compartimentos adjacentes com uma adernagem superior a 20 graus.

Segundo o projeto o limite de máximo para que os botes fossem abaixados, era de 15 graus. Por causa disso apenas de metade dos botes poderia ser abaixados.

O naufrágio de SS Andrea Doria 
Na noite de 25 para 26 de julho de 1956, O SS Andrea Doria estava navegando ao largo de Nantucket quando o navio quebra-gelo suéco MS Stockholm entraram em rota de colisão.
Stockholm atingiu O Andrea Doria do lado estibordo, a proa do quebra-gelo reforçada exclusivamente para quebrar grossas e duras camadas de gelo, destruiu 4 camarotes, perfurou vários dos compartimentos estanques que se encheram de água do mar, e dobrou a Quilha do Andrea Doria.
No total o MS Stockholm abriu um rombo de 12 metros no navio, que fez com que rapidamente a água entrasse dentro do navio.
Além disso a proa de Stockholm ficou presa no Andrea Doria, que só se desprendeu após o Andrea Doria começar a adernar.
( pintura retrata segundos antes do Stockholm colidir com Andrea Doria )
( foto tirada poucos minutos depois de Stockholm colidir com Andrea Doria )
(Proa do Stockholm horas após a colisão) 

Todos os passageiros a bordo foram resgatados por navios nas proximidades, inclusive o transatlântico ile de France, a até o próprio Stockholm que mesmo com a proa destruída conseguiu seguir viagem até Nova York. 
( Stockholm chegando em Nova York na manhã de 25 de julho )

O Andrea Doria naufragou totalmente na manhã de 25 de julho de 1956, seus últimos minutos foi transmitido ao vivo para todo mundo. Passado alguns minutos... Andrea Doria naufragou.
(Andrea Doria na manhã de julho de 1956)
( Andrea Doria adernando minutos antes do mergulho final)
(último suspiro de vida de Andrea Doria)
( Andrea Doria no fundo do mar pintura de Ken Marshal)

Características gerais
SS Andrea Doria
SS Andrea Doria.jpg
Carreira 
 
Itália
OperadorItalia di Navigazione
FabricanteGio. Ansaldo & C., Gênova
HomônimoAndrea Doria
Batimento de quilha9 de fevereiro de 1950
Lançamento16 de junho de 1951
Viagem inaugural14 de janeiro de 1953
Porto de registroGênovaItália
Indicativo de chamadaICEH
Número do casco918
EstadoNaufragado
DestinoColidiu com o MS Stockholm em
26 de julho de 1956 e afundou
Características gerais
Tipo de navioTransatlântico
Tonelagem29.085 t
MaquinárioTurbinas a vapor
Comprimento213,8 m
Boca27,5 m
Calado10,84 m
Propulsão2 hélices
-37 300 cv (27 400 kW)
Velocidade23 nós (42,6 km/h)
Tripulação575
Passageiros1200

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

50 Let Pobedy o maior quebra gelo do mundo!!!!